O JUBILEU DO BOM JESUS

O JUBILEU DO BOM JESUS

 

Uma das maiores e mais antigas peregrinações religiosas de Minas Gerais, o Jubileu de Congonhas acontece entre os dias 7 e 14 de setembro. Todos os anos, congonhenses e romeiros atravessam a ladeira histórica para, aos pés do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, agradecer as graças alcançadas e participar das celebrações religiosas. Pela área histórica, barracas comercializam, até o dia 17, diversos tipos de produtos.

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é o principal palco das celebrações religiosas, realizadas pela Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com apoio da Arquidiocese de Mariana.

A devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos chegou a Minas Gerais com o fiel português Feliciano Mendes, que veio em busca de ouro e, nessa procura, perdeu a saúde. Fez, então, uma promessa ao Bom Jesus e, quando a graça foi alcançada, empenhou-se em construir o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em 1757.

Com as doações dos devotos, a Basílica do Senhor Bom Jesus foi renovada na segunda metade do século XVIII, tornando-se um dos mais importantes complexos artísticos e arquitetônicos do barroco mundial. O Local guarda as principais obras de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, sendo 12 profetas de pedra sabão e 64 esculturas em cedro que narram os passos da Paixão de Cristo.


Congonhas