CRONOLOGIA DE AÇÕES DA ACISC DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS


O que a Associação Comercial Industrial e Serviços de Congonhas (ACISC) tem feito, durante estes mais de três anos, para combater a Covid-19 e garantir condições de atuação e, portanto, de sobrevivência da classe do comércio?

 

20 de Março de 2020

O Decreto Municipal Nº 6932 de 20 de março estabelece o fechamento de todo o comércio.

 

15 de Abril de 2020

A ACISC apresenta em reunião na Câmara Municipal de Congonhas um projeto substitutivo ao Projeto de Lei Nº 012/2020, que cria o Programa Municipal de Ajuda aos Pequenos Negócios de Congonhas e dá outras providências.

 


19 de Abril de 2020

Uma reunião virtual realizada entre diretores da ACISC e o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Catizane, trata de ações para a retomada da atividade comercial. Na oportunidade, o secretário solicita da Associação a elaboração de um programa de retomada das atividades.

 

21 de Abril de 2020 (feriado)

A ACISC se reúne novamente com o secretário municipal de Saúde na sede daquela pasta e entrega o Plano de Retomada das Atividades, solicitado por ele no dia 19 de abril. Da proposta, consta cronograma, horários reduzidos, protocolos de segurança e sugestões de outras medidas para que o comércio retome suas atividades com total segurança.

 

23 de Abril de 2020

A Câmara Municipal de Congonhas vota e aprova por unanimidade dos presentes o Projeto Substitutivo ao Projeto de Lei Nº 012/2020, que cria o Programa Municipal de Ajuda aos Pequenos Negócios de Congonhas e dá outras providências.

 

3 de Maio de 2020

O presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, sugere ao prefeito José de Freitas Cordeiro (Zelinho), por mensagem de WhatsApp, que seja interditada a Praça Mário Rodrigues Pereira (praça dos bancos) e, conforme as condições do Município, seja criada uma estrutura com tendas e cadeiras para os clientes, com objetivo de resolver o problema das aglomerações das filas do Banco Mercantil, Banco do Brasil, Casa Lotérica e, principalmente, a da Caixa Econômica Federal, que tem contornado todo o quarteirão.

 

11 de Maio de 2020

O prefeito José de Freitas Cordeiro veta o Projeto Substitutivo ao Projeto de Lei Nº 012/2020, que cria o Programa Municipal de Ajuda aos Pequenos Negócios de Congonhas e dá outras providências, que havia sido aprovado pela Câmara Municipal no dia 23 de abril de 2020.

 

 19 de Maio de 2020

A Diretoria da ACISC se reúne na Secretaria Municipal de Planejamento com os secretários Antônio Odaque da Silva (Planejamento), Christian Elizandro Souza Costa (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia) Vilma Moura (Finanças) para solicitar apoio do município aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos fechados. A Associação cobra um posicionamento e retorno por parte do Poder Executivo sobre o Plano de Retomada do Comércio, entregue no último no dia 21 de abril. Na oportunidade todos os secretários alegam não ter tomado conhecimento do projeto de retomada de autoria da ACISC. De posse do documento, fizemos nova apresentação e entrega do Programa aos secretários.

 

21 de Maio de 2020

A Diretoria da ACISC se reúne no QG da Inovação com os secretários de Planejamento, Antônio Odaque da Silva; Desenvolvimento Econômico, Christian Elizandro Souza Costa; Finanças, Vilma Moura; e Saúde, Luiz Fernando Catizane, para a discutir propostas de retomada do comércio. A ACISC se posiciona, pede retorno do Município sobre o Plano de Retomada das Atividades. os presentes discutem também sobre a viabilidade da ajuda do Município aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos fechados e que, portanto, ficam sem nenhuma fonte de renda.

 

29 de Junho 2020

A ACISC inicia a 1ª Campanha de Conscientização de Comerciantes, Comerciários e Consumidores, que estimula a prevenção contra o coronavírus, por meio do estabelecimento de melhores condições sanitárias, e as vendas por delivery. O pontapé inicial é o lançamento do 1º vídeo educativo e de prevenção ao coronavírus e divulgação de spot educativo em todas as emissoras de rádio de Congonhas. Esta campanha conta com adesão de mais de 140 lojas. São entregues mais de 140 cartazes educativos. Uma caixa de som emite mensagens de  prevenção ao coronavírus na Praça Mário Rodrigues Pereira (praça dos bancos), com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do distanciamento social, o uso correto de máscaras, principalmente entre os usuários dos bancos e lotéricas.

 

 28 de Julho 2020

A ACISC lança o 2º vídeo educativo e de prevenção ao coronavírus, durante a Campanha do Dia dos Pais, estimulando consumidor e comerciante a optarem pelo delivery.

 

4 de Setembro 2020

A ACISC faz pedido à Polícia Militar, por intermédio do Major Juliano Brandão de Almeida, Comandante da 73ª Companhia da Polícia Militar de Congonhas, para que seja direcionado também para o centro comercial a ação educativa feita nos bairros, com uso de viatura daquela Corporação Militar. O major atende a solicitação da Associação, que informa que, a partir daquele momento, o centro comercial seria contemplado com a ação educativa.

 

5 de Setembro 2020

A ACISC faz lançamento de seu programa pela Rádio Congonhas 91.3. O Comércio em Pauta passa a ser veiculado ao vivo todos os sábados de 9h às 10h. O objetivo é divulgar as ações da ACISC. Em momento crítico da pandamia, o programa torna-ser um grande canal de conscientização, reivindicações, posicionamento e de apresentação de ações efetivas no combate ao coronavírus em nossa cidade que possibilitem a manutenção da atividade comercial e de prestação de serviços em Congonhas, tão importante para o desenvolvimento local.

 

1 de Outubro 2020

A ACISC envia ofício ao Governo Municipal solicitando que seja prorrogado o cartão de alimentação do servidor público e que este seja estendido a todos os ramos de atividades do comércio até dia 31 de dezembro/2020. O intuito foi fomentar as vendas em todo o comércio, de modo a diminuir o impacto causado pelo novo coronavírus.  Esta medida foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e foi executada.

 

28 de Novembro 2020

A ACISC lança o 3º vídeo educativo e de prevenção ao coronavírus às vésperas do mês de Dezembro, época de grande circulação de consumidores no comércio. O intuito deste vídeo é reforçar entre comerciantes, comerciários e consumidores a necessidade de se prevenirem do coronavírus e, assim, criando melhores condições sanitárias, estimular as vendas por delivery.

 

31 de Novembro 2020

A ACISC lança um menu especial com informações sobre o novo coronavírus em seu site www.aciscongonhas.com.br, no intuito de trabalhar a conscientização oferecendo documentos e informações para nossos comerciantes e associados.

 

4 de Dezembro 2020

O presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, participa de reunião às 13h30, convocada pela Vigilância Sanitária de Congonhas, com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Rafael Geraldo Cordeiro; o procurador-geral do Município, Dr. Juliano Cunha; servidores da Vigilância Sanitária e os proprietários de bares e restaurante. A Associação se posiciona contra o fechamento do comércio, alegando que não é justo que o pequeno comerciante seja penalizado novamente e faz algumas sugestões às autoridades do município:

  1. Que seja intensificada a fiscalização e realizado estudo para o aumento do efetivo do município, a exemplo do ocorre durante o período do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no mês de Setembro, como do Carnaval, para ajudar os fiscais da Vigilância Sanitária, e que este efetivo tenha o apoio da Guarda Municipal e a Polícia Militar;
  2. Que a Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos realize uma mega campanha de conscientização em todo o Município;
  3. Que a Prefeitura convide pessoas que integram a equipe de transição do novo Governo Municipal para participarem dessas reuniões, a fim de se familiarizarem com as discussões e tomadas de decisões relativas ao combate do novo coronavírus;

 

4 de Dezembro 2020

O presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, participa, às 16h, de reunião virtual da Macrorregião Centro-Sul de Saúde a convite do secretário municipal de Saúde, Dr. Rafael Geraldo Cordeiro, e outros representantes da Prefeitura de Congonhas, como de outras cidades que compõem a Macrorregião Centro-Sul de Saúde, além de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público. O presidente da ACISC se posiciona novamente contra o fechamento do comércio. Diante de promotores do Ministério Público Federal, Edson Adriano Santos afirma que aquela instituição, responsável pela manutenção da ordem jurídica e a fiscalização do poder público em várias esferas, tinha que tomar alguma providência com relação às aglomerações de filas nos bancos, em especial a Caixa Econômica Federal. Acrescentou dizendo ainda que deveria ser estendido para 8 horas de funcionamento dos bancos, acompanhando o horário do comércio, a fim de diluir a demanda por atendimento em todo o dia, e não reduzir o horário de funcionamento, como foi feito no início da pandemia com o fechamento às 14h.

 

9 de Dezembro 2020

O presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, participa de reunião do Comitê de Operações Emergenciais (que trata exclusivamente da pandemia do coronavírus) na Secretaria Municipal de Saúde e reforça seu pedido para o NÃO fechamento do comércio. Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde cita nossa participação na reunião da Macrorregião Centro-Sul de Saúde, realizada no dia 4 de dezembro, tratando-a como muito elogiado o posicionamento da ACISC. Em seguida, o presidente faz algumas outras considerações:

  1. Pedido para que o secretário levasse uma sugestão ao prefeito Zelinho de avaliar a compra emergencial das seringas para a vacina, uma vez que não sabemos se estas chegarão do Estado com este equipamento de vacinação e considera melhor sobrar este material em estoque e utilizá-las em outras campanhas e/ou ocasiões, do que receber a vacina e não ter a seringa na oportunidade, ao que o Dr. Rafael se comprometeu verificar com o prefeito;
  2. Reforço da solicitação de desenvolvimento de uma campanha educativa sobre o novo coronavírus por parte da Secretaria Municipal de Comunicação;
  3. Sugestão de encaminhamento à Secretaria Municipal de Gestão Urbana de interdição do parquinho, pista de skate e academias ao ar livre instaladas na praça do Terminal Rodoviário Tancredo Neves, local de aglomeração de adultos e crianças sem máscaras, principalmente nas tardes de sábado e domingo, sendo que tal indicação foi aprovada por unanimidade pelos membros do tal Comitê – o coordenador de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Antônio Ataydes Seabra Jr., diz que tal solicitação já havia sido feita várias vezes e que seria feita novamente.

 

 

6 de Janeiro 2021:

O presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, participa da reunião do Comitê de Operações Especiais (COE) na Secretaria Municipal de Saúde com alguns profissionais de coordenação da equipe de combate ao coronavírus. Entre os presentes, estão o novo secretário municipal de Saúde, WiIlton Rossi, e o novo prefeito, Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho).

A ACISC se posiciona mais uma vez contra o fechamento do comércio e reforça, e reforça as solicitações feitas aos gestores municipais anteriores.

  1. Realização de uma campanha educativa liderada pela Secretaria Municipal de Comunicação;
  2. Intensificação da fiscalização nas ruas e estabelecimentos, principalmente os que se mostraram descumpridores das regras;
  3. Fechamento de praças públicas, por meio de uma ação efetiva da Secretaria Municipal de Gestão Urbana;
  4. Retorno da discussão sobre multas para quem não utilizar as máscaras corretamente;
  5. Continuação da ACISC como participante das reuniões do COE, para que as tomadas de decisões estejam alinhadas com direitos e deveres da classe dos comerciantes;
  6. Extensão do convite de participação no COE ao Sindicato do Comércio, na pessoa de seu presidente, José Geraldo de Oliveira Mota, que não tem sido participado dessas reuniões e entende ser de grande importância a sua presença nestes encontros.

Em resumo, o comércio segue funcionando até 9 de janeiro de 2021, até que seja realizada nova reunião da Macrorregião Centro-Sul na próxima sexta-feira (08/01), para nova deliberação que será cumprida a partir de segunda-feira (11/01).

 

8 de Janeiro 2021

A NOSSA LUTA NÃO É SÓ EM CONGONHAS!

O presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, participa de uma reunião virtual com todos os presidentes das Associações Comerciais do Estado, Diretoria da Federaminas juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado,  representada por seu secretário adjunto, Fernando Passalio ,para reivindicarem e proporem ações efetivas para o novo Plano Minas Consciente que está sendo reformulado. Na oportunidade, é elaborado um documento representando os desejos, anseios e as necessidades dos comerciantes e prestadores de serviços de todo o Estado de Minas Gerais. Tal documento abraça a causa da proteção à vida e a geração do emprego para todos. Desta forma, ACISC e Federaminas se comprometem a enviarem ao Governo do Estado na próxima segunda feira (11/01) um manifesto com todas as reivindicações feitas nesta reunião.

 

8 de Janeiro 2021

O presidente da ACISC participou de uma reunião convocada em caráter de urgência, realizada no final da tarde, no Gabinete do prefeito Dr. Claudio.  Estiveram presentes, além do chefe do Executivo Municipal, o secretário municipal de Saúde, Wilton Rossi; o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Moreno; o secretário municipal de Educação, Wilson Fernandes; a procuradora-geral, Simônia Maria de Jesus Magalhães; e diretores municipais. Tento como pauta o fechamento do comércio, infelizmente é anunciado o recuo de setores não essenciais, baseado no Programa Minas Consciente. Mais uma vez a ACISC se posiciona contra o fechamento, e ratifica algumas sugestões ao Poder Executivo Municipal:

1) Fechamento das praças públicas do Centro e do Terminal Rodoviário, com fita zebrada e a intensificação da fiscalização feita pela Guarda Municipal, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária do Município;

2) Aumento do efetivo dos fiscais na rua, a exemplo do que é feito no Carnaval e Jubileu;

3) Que a Secretaria Municipal de Comunicação assuma a liderança de uma mega campanha de conscientização em combate ao coronavírus;

4)  Retomada da discussão do projeto de ajuda do Município aos comerciantes;

5) Fiscalização efetiva nas filas de bancos, supermercados e outros setores de maiores aglomerações;

6) Que os gerentes de bancos sejam notificados e que cada agência assuma a responsabilidade das filas de seus usuários.

 

13 de Janeiro 2021

Representada pelo seu presidente Edson Adriano Santos e o secretário Emir Marzano, a ACISC participa de reunião no Gabinete do prefeito Dr. Cláudio. Os secretários municipais presentes são: Wanderlei Custódio Martins (Governo) ; Willton Rossi (Saúde); e Simônia Maria de Jesus Magalhães (Procuradoria-Geral).  Eles informam a atual situação de nossa região e que Congonhas segue aderindo ao Programa Minas Consciente.  Nós fizemos a entrega de um documento com várias reivindicações de apoio ao comerciante, em especial aos afetadas pela pandemia.  

 

20 de Janeiro 2021

A ACISC participa de nova reunião na Secretaria Municipal. de Saúde, representada pelo presidente Edson Adriano Santos, com membros do COE, entre eles o prefeito Dr. Cláudio e o secretário municipal, Wilton Rossi. Nos foi informado naquela data que o quadro do comércio seguiria o mesmo na cidade e qualquer alteração – se retornaremos ou não às atividades normais – dependeria da decisão da Macrorregião Centro-Sul de Saúde, que voltará a se reunir na próxima sexta-feira.

Na oportunidade, cobramos retorno do prefeito Dr. Cláudio com relação ao documento entregue pela ACISC na última quarta-feira no Gabinete do prefeito, do qual constam diversos pedidos e sugestões. Então este último nos informa que o documento se encontra em análise com a Procuradoria-Geral do Município.

Também foi sugerido pelo presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, que a Prefeitura de Congonhas não conceda o Feriado de carnaval, uma vez que não teremos a festa tão esperada. Em nossa avaliação, este feriado poderia ser um grande incentivo à realização de festas particulares e, com isso, contribuir consideravelmente para o aumento dos casos de coronavírus nos dias seguintes.  


21 de Janeiro 2021

Os presidentes das Associações Comerciais de Congonhas (Edson Adriano Santos), Ouro Branco (Péricles D'avila) e Conselheiro Lafaiete (Leandro Chagas) se reúnem na ACISC em Congonhas para discutirem de forma coletiva ações e reivindicações que serão direcionadas aos poderes constituídos de nossa região. O objetivo é demonstrar que, juntos, temos mais força para reivindicar e preparar a retomada das atividades de nossa classe. Na oportunidade, decidimos produzir:

- Um vídeo em que os três presidentes se posicionam a favor da retomada das atividades do comércio;

- Um ofício que será encaminhado aos prefeitos das três cidades, à Macrorregião Centro-Sul de Saúde e a Federaminas (Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais), para que esta o avalise e o encaminhe ao Governo do Estado.

Todas as reivindicações e sugestões contidas neste ofício representam um resumo de tudo o que foi solicitado dos poderes constituídos até o momento, sendo que desta vez contamos com a contribuição de mais entidades. A união das associações é necessária por conta de mais um fechamento do comércio regional, sem que tenhamos recebido respostas contundentes aos pedidos da classe, que sofre com a proibição de abrir seus estabelecimentos e que, apesar disso, os comerciantes continuam obrigados a realizar pagamentos de fornecedores e de impostos, enquanto comerciários correm o risco de serem demitidos em massa. 

 

27 de Janeiro 2021

A ACISC participa de reunião na Secretaria Municipal de Saúde com o COE, representada pelo presidente Edson Adriano Santos, o diretor Emir Marzano e a associada Michele Naves na qual estiveram presentes ainda o secretário municipal de Saúde, Wilton Rossi; o prefeito Dr. Cláudio; entre outros membros do comitê municipal de combate ao coronavírus.

O prefeito Dr. Cláudio promete agendar uma reunião para a próxima sexta-feira em seu Gabinete com representantes do comércio a fim de acordarem os protocolos de segurança necessários para uma possível flexibilização prevista para a próxima semana. Oo presidente da ACISC diz indicaria representantes do comércio para discutirem juntos este acordo entre as partes.

O prefeito Dr. Cláudio também informa que, conforme sugerido na última reunião, o Município não irá conceder o feriado de Carnaval, ao que o presidente da ACISC agradece, afinal era um pedido da Associação atendido.

O presidente Edson Adriano Santos aproveita a reunião para fazer outras observações:

1) Pede mais rigor na fiscalização de distribuidoras de bebidas, que tem ficado lotadas nos finais de semana, e entende que este movimento intenso é o termômetro das festas particulares, uma das causadoras do aumento dos casos;

2) Levanta a possibilidade de estabelecer uma Lei Seca no município, para diminuir as aglomerações em sítios e festas particulares;

3) Pede que o COE avaliasse solicitação junto ao Estado do aumento dos leitos clínicos para Covid-19 no Hospital Bom Jesus. Este conta com somente 11 leitos clínicos disponíveis para o coronavírus;

4) Reafirma a participação efetiva da ACISC junto a Federaminas e ao Governo do Estado, apresentando sugestões para o novo plano Minas Consciente, que será implementado ainda esta semana;

O prefeito informa que entrará em contato com o presidente da ACISC para confirmar o horário da reunião da próxima sexta-feira.

 

11 de Março 2021

A ACISC, representada pelo presidente Edson Adriano Santos, os diretores Edson de Souza e Emir Marzano, participa de reunião com o prefeito Dr. Cláudio para tratar do recuo de Congonhas para a onda roxa do Programa Minas Consciente a partir deste sábado (13/03). Infelizmente, segundo o prefeito, a situação é preocupante em toda a Macrorregião Centro-Sul e a decisão partiu do Governo do Estado.

O presidente da ACISC propõe uma reunião do prefeito com todos os comerciantes de forma virtual e esta fica agendada para o dia 17 de março às 16h (pelo Zoom).

É entregue também um ofício contendo várias outras reivindicações:

  1. Toque de recolher das 21haté a 06h;
  2. Revezamento de circulação de pedestres, controlada por CPF, e multa para infratores;
  3. Proibição do consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais de quaisquer naturezas;
  4. Restrição de venda de quantidade de bebida alcoólica por número de pessoas, para evitar festas clandestinas;
  5. Blitz constantes em ônibus urbano e de fretamento das empresas regionais;
  6. Barreiras sanitárias, com aferição de temperatura e aplicação de questionário padrão;
  7. Fechamento de locais públicos que provoquem aglomeração de pessoas: praças, parques, etc.
  8. Fiscalização de procedimentos a serem adotados pelo comércio com punição a infratores.
  9. Intensificação de campanhas publicitárias por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, visando a orientar a população a adotar procedimentos seguros durante a pandemia.
  10. Instalação de tenda de aplicação de teste rápido com isolamento, procedimentos médicos e remoção dos contaminados;
  11. Extensão dos horários de funcionamento de bancos, supermercados e outros estabelecimentos comerciais, para evitar a aglomeração e garantir a realização do atendimento em obediência a todas as normas de prevenção do vírus.
  12. Intensificação da atividade fiscalizadora na cidade para coibir a ação de infratores;
  13. Mais um vez reforçamos a necessidade de o município oferecer a isenção das taxas de alvarás, IPTU e outros impostos municipais, ou a prorrogação destes tributos;
  14. É pedido mais uma vez ao Governo Municipal que ele considere o programa de apoio financeiro aos comerciantes afetados pela pandemia e agilize o processo de elaboração deste.

A ACISC também reforça o pedido ao prefeito Dr. Cláudio para que sejam analisadas todas essas propostas, como forma de evitar a demissão em massa, grande inadimplência, caos social, doenças psicológicas, entre outros possíveis efeitos nocivos da pandemia. É importante salientar que não temos recursos e cultura em nosso País como em nossa cidade para adotarmos um lockdown.

 


15 de Março 2021

A ACISC comunica a todos os comerciantes que o governador Romeu Zema anunciou, na noite desta segunda-feira (15/3), que a partir desta quarta-feira (17/3), todas as regiões de Minas Gerais entraram na onda roxa do Minas Consciente, para conter a disseminação da Covid-19. A princípio, a medida terá validade por 15 dias.

 

16 de Março 2021

ACISC se reúne com os representantes da CSN Mineração, Marcelo Matos (relações Institucionais), Eduardo Sanches (gerente de Operações) e Jaqueline Fernandes (coordenadora de Gestão Integrada) com o intuito de ouvir o que a companhia tem feito para conter o coronavírus e depois repassar tais informações aos comerciantes. Tais medidas tranquilizam a ACISC. Durante o encontro, a empresa apresenta todas as ações de prevenção e os cuidados que tem para com seus funcionários.

 

Na oportunidade, a ACISC faz as seguintes reivindicações:

  1. Criação de um consórcio entre as empresas do ramo mínero-síderúrgico, ACISC e prefeituras para discutir medidas de enfrentamento da pandemia;
  2. Convocação via consórcio para reunião emergencial para discutir medidas de enfrentamento da pandemia;
  3. Questionamento sobre que as contribuições que essas empresas podem oferecer, visto que, desde o início da pandemia, somente os pequenos comerciantes estão sendo impactados;
  4. Avaliação de LOCKDOWN com férias coletivas oferecidas pelas grandes empresas com finalidade de reduzir o número de contaminados;
  5. Criação de um centro permanente de testagem, triagem e tratamento da pandemia na entrada Sul de Congonhas;
  6. Implantação de campanhas publicitárias de informação constante sobre pandemia para o público interno das empresas do ramo mínero-siderúrgico;
  7. Criação de um fundo emergencial de assistência social para amparar famílias de alta vulnerabilidade.
  8. Programa de retomada econômica dos estabelecimentos impactados pelo fechamento, com participação desse consórcio.

Após apresentar estas reivindicações, o presidente Edson Adriano Santos convida a CSN Mineração para se associar à ACISC e a convida a integrar o COE, ao que Sanches responde solicitando que a Associação envie ofício com os dois convites.

 

17 de Março 2021

Acontece a reunião virtual organizada pela ACISC entre o prefeito Dr. Cláudio e 68 comerciantes. São feitos os seguintes questionamentos ao chefe do Poder Executivo Municipal:

1º PERGUNTA: (VALMIR DA COSMÉTICA)
Quando o prefeito visitou o comércio durante a campanha eleitoral, uma das minhas perguntas foi sobre o fechamento de grande parte do comércio , o Dr Cláudio me disse que era contra o fechamento do comércio. A pergunta é: por que essa atitude inerte por parte dele? Por que não vemos nenhuma atitude de ajuda ao comerciante?  Pelo contrário, a fiscalização está acirrada, abusiva entrando nos banheiros dos comércios, na minha loja tinham 30 pessoas entre policiais e agentes sanitários na última quinta-feira. O que o prefeito fala a respeito disso? Por que não orienta a fiscalização para uma abordagem mais educativa e menos agressiva?

2º PERGUNTA: (MARCIO - DIRETOR DA ACISC)
Dr. Cláudio, qual é o estudo científico que vocês têm mãos que garante que só fechando comércio há uma queda no número de casos da transmissão da Covid-19.  Haja vista que nesses 20 dias que o comércio ficou fechado em nossa cidade especificamente só cresceu esse número, ao contrário do que era esperado?

 3º PERGUNTA: (EDINHO - PRESIDENTE DA ACISC)
Entendemos que a pandemia tomou uma proporção gigantesca no País e em Congonhas percebemos que estamos talvez no pior momento. Os comerciantes têm sido diretamente afetados, pois as medidas tomadas colocam o comércio como o grande vilão da pandemia. Ao fechar o comércio com o argumento de que deve funcionar apenas o essencial, estamos classificando as atividades impedidas como "menos importantes". Porém para todo trabalhador que depende do seu trabalho, este é essencial. Qual o critério para agir dessa forma abrupta com o comércio e permitir as filas em bancos, lotéricas, super e hipermercados, além do transporte público lotado com pouco ou nenhum protocolo efetivo de enfrentamento à pandemia?

 4º PERGUNTA: (MICHELE - PAGUE MENOS COSMÉTICA)

Qual será o  pacote de ajuda ao pequeno comerciante, uma vez que muitos não irão conseguir acessar o crédito do projeto de auxílio que está sendo discutido pelo município?

Infelizmente a reunião teve de ser encerrada, devido às chuvas, falta de conectividade de internet, falta de energia e foi reagendada para o próximo dia 3 de abril.

 

29 de Março 2021

A ACISC participa de reunião com o governador Romeu Zema a convite da Federaminas e da Federação das CDL’s. Também participam vários presidentes de Associações Comerciais e Presidentes de CDL’s e outras autoridades do Governo do Estadual. A reunião tem como objetivo estabelecer um diálogo sólido e construtivo, fazendo ecoar a voz do empresariado mineiro que clama por um socorro em meio à pandemia e ouvir do governador as ações para os próximos dias. Reivindicamos  mudanças urgentes no plano do Minas Consciente, a fim de diminuir os impactos econômicos nas empresas do setor em Minas Gerais, principalmente após o anúncio da prorrogação da onda roxa em todo o Estado, até o dia 4 de abril.

 

23 de Março 2021

A ACISC, representada pelo presidente Edson Adriano e o secretário Emir Marzano, se reúne com representantes da FERRO+, Marcelo Henrique Oliveira (gerente de RH) e Fabíola Mara Xavier Ferreira (supervisora de Comunicação), para ouvir o que a empresa tem feito para conter o coronavírus. Estes apresentam todas as ações de prevenção e cuidados que a empresa desenvolve junto a seus funcionários, o que tranquiliza a ACISC. O objetivo desta apuração é responder aos comerciantes que têm questionado muito o funcionamento destas grandes empresas, sendo os decretos municipais penalizam somente o pequeno comerciante.

Na oportunidade foram reivindicadas pela ACISC as seguintes ações:

  1. Criação de um consórcio entre as empresas, ACISC e prefeituras (Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco) para discutir medidas para enfrentamento da pandemia;
  2. Convocação via consórcio para reunião emergencial a fim de discutir medidas a serem adotadas para enfrentamento da pandemia;
  3. Quais as contribuições essas empresas podem oferecer, visto que desde o início somente os pequenos comerciantes estão sendo impactados.

Após estas colocações, o presidente Edson Adriano finalizou, convidando a FERRO+ para se associar à ACISC, como para integrar este comitê de enfrentamento à Covid-19.  Finalizando, Marcelo Henrique Oliveira (gerente de RH) sinaliza positivamente aos convites, e diz pede que a ACISC formalize o pedido através de ofício.

 

31 de Março 2021

O presidente da ACISC envia ofício a todos os vereadores, pedindo apoio na votação do Projeto de Lei que cria, neste primeiro momento, o Fundo Municipal para o Desenvolvimento de Congonhas, sendo este o primeiro passo para a ajuda ao comerciante de Congonhas, que vem sofrendo grandes impactos financeiros desde março de 2020. A votação está marcada para 1º de abril em reunião extraordinária.

 


1 de abril 2021

O presidente da ACISC envia mensagem a cada vereador parabenizando o Poder Legislativo de Congonhas que aprova por unanimidade o Projeto de Lei que cria, neste primeiro momento, o Fundo Municipal para o Desenvolvimento de Congonhas, sendo este o primeiro passo para a ajuda ao comerciante de Congonhas, que vem sofrendo grandes impactos financeiros desde março de 2020.

 

3 de abril 2021

Acontece a reunião virtual dos comerciantes e o prefeito Dr. Cláudio, que havia sido remarcada em decorrência da falta de condições técnicas no último dia 14 de março. Da nova reunião, participaram 48 comerciantes, que questionaram o seguinte ao prefeito:

 

  1. Por que Congonhas ainda não implantou as barreiras sanitárias nas entradas da cidade?

  2. Mesmo sabendo que o fechamento parcial do comércio não trouxe nenhum resultado efetivo contra a Covid-19, é possível haver fechamento total deste aos domingos e em prováveis feriados antecipados por decretos municipais?

  3. As grandes empresas mineradoras de Congonhas estão oferecendo alguma contribuição, seja material ou financeira, ao município para ajudar no combate á Covid-19?

  4. O prefeito tem como baixar um novo decreto, liberando o consumo do cartão alimentação para todo o comércio local, como ocorrera no final do mandato anterior?
  5. Quais as medidas o Governo Municipal tomará após a pandemia para o fortalecimento do comércio local a fim de amenizar os prejuízos causados?

  6. É possível separar o número leitos clínicos e CTI ocupados no Hospital Bom Jesus e na UPA por pacientes positivados de Congonhas dos de outras cidades?
  7. Recebemos várias reclamações sobre os mix de produtos dos supermercados. É possível vetar a venda dos produtos considerados não essenciais?

  8. Recentemente o presidente do Sindicon, Nathan Moreira, disse em um programa de rádio que pedirá ao prefeito que libere o uso do cartão alimentação da Prefeitura em outras cidades. NÓS NÃO ACEITAMOS ESSA MUDANÇA!

 

3 de abril  2021

A ACISC inicia mais uma Campanha de Conscientização, Prevenção e Cuidados no Combate ao Coronavírus e Valorização do Comércio Local. Esta campanha consiste em um novo spot que está sendo veiculado nas rádios Congonhas, Educativa, Cidade e Colonial.

 

13 de abril 2021

O presidente da ACISC, Edson Adriano Santos, participa de reunião no Gabinete do prefeito Dr. Cláudio, que contou ainda com a presença do secretário de Administração e de Planejamento, Rodrigo Torres; a procuradora-geral, Dra. Simônia Maria de Jesus Magalhães; e do assessor de Governo, Marcos Rezende Amaro, para apresentar a minuta do projeto que cria o Programa de Microcrédito Avança Congonhas no contexto da pandemia da Covid-19.

Com objetivo de dar nossa contribuição, a ACISC relaciona abaixo alguns pontos que foram solicitados como ajustes ao projeto:

 ?    Que seja inserida no programa em seu artigo Art.2º, para que possa também ser contemplada como o microcrédito a modalidade de empresa EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada,

?     Que todas as modalidades contidas no Art. 2º possam constar também no Art. 4º e § 1º;

?     Que a taxa de juros mencionada no § 2º possa ser uma taxa fixa, tendo em vista a alta variação da taxa selic, ou que seja citado qual será o índice de reajuste;

?     Que no Art. 5º, iten I possa ter como critério os optantes pelo Simples Nacional, e não os que ultrapassaram o faturamento de R$1.000.000,00 (Um milhão de reais) nos últimos 12 meses, pois muitas lojas foram diretamente afetadas com este baixo faturamento.

Não é informado se o presente projeto seria enviado à Câmara para ser votado nos próximos dias.

 

23 de abril 2021

O diretor Edson de Souza representa a ACISC em reunião realizada na Prefeitura para que se discutisse a retomada das atividades comerciais com o avanço para a onda vermelha, só que com flexibilização de alguns setores. Participam ainda da reunião a procuradora geral, Dra. Simônia Maria de Jesus Magalhães, e o presidente da Câmara Municipal, Hemerson Ronan Inácio. Na ocasião, a ACISC reafirma a necessidade de retomarmos às atividades obedecendo todos os protocolos de segurança. Congonhas volta para a onda vermelha a partir de 24 de abril.

 

23 de abril 2021

A ACISC se reúne com Leonardo Chaves, relações institucionais da Vale, a fim de saber o que a companhia tem feito para conter o coronavírus e informar aos comerciantes. A exemplo da CSN e Vale, esta nos informa de todas as medidas sanitárias adotadas, que consideramos adequadas. As mesmas reivindicações feitas às outras grandes empresas instaladas na região foram repassadas à Vale, como também os convites para que compusesse o COE e se associasse à ACISC.  

 

23 de abril  2021

ACISC e Prefeitura fizeram uma live em que três blogueiros transmitiram suas experiências em vendas pela internet.

 

26 de abril 2021

A ACISC participa de uma reunião com as demais associações comerciais de nossa região e do estado, além de vários sindicatos regionais e do deputado estadual, Glaycon Franco. São discutidas várias propostas para salvar o comércio de Minas Gerais, bem como o programa de retomada das atividades econômicas do Estado. Sobretudo, do projeto que está em discussão de número PL2442, que visa a criar o Refis estadual, incentivos fiscais e outros, com a finalidade de salvar a economia do estado. A ACISC tem discutido com todos os órgãos do 1°, 2° e 3° setores de nossa cidade e Estado sobre a importância de buscarmos caminhos para o restabelecimento das nossas atividades, promovendo o desenvolvimento e buscando a segurança de todos.

 


12 de maio 2021

A ACISC participa de uma reunião com conselho gestor do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Econômico de Congonhas (FMDE), instituído pela Lei Municipal 3.988/2021.

 

26 de Maio 2021

A ACISC, por meio do presidente Edson Adirano Santos, e os diretores Edson de Souza e Márcio Elias, reúnem-se com o prefeito Dr. Cláudio e o secretário de Saúde, Tomás Alvarenga, para criar estratégias de contenção da pandemia em Congonhas e diminuir o novo impacto ao comércio local. Em discussão estiveram alternativas para compra de vacinas e insumos para sua aplicação, as restrições a bares e restaurantes e a situação das instalações elétricas do Hospital Bom Jesus para que a sala de tomografia possa entrar em funcionamento. A ACISC se posiciona novamente contra o fechamento do comércio e pede mais fiscalização e ações mais assertivas durante as abordagens aos comerciantes e comerciários.    


 

7 de Junho 2021

A ACISC, a Diretoria de Mobilização da Prefeitura e profissionais de academias, salões e barbearia de Congonhas se reúnem com o secretário municipal de Saúde, Thomás Alvarenga, na sede daquela pasta para somar forças com o prefeito e o secretário municipal de Saúde para tentarmos reverter a decisão do Estado.

 

Agosto de 2021

A Vale ingressa no quadro de associados da ACISC, com objetivo de somar forças em favor do desenvolvimento local.

 

16 de Setembro 2021

Congonhas entra na onda verde do plano Minas Consciente.

 

12 de março de 2022

O plano Minas Consciente, elaborado pelo Governo do Estado para o acompanhamento da pandemia da Covid-19 e a criação de protocolos para a retomada gradual e segura das atividades econômicas,  chega ao fim.

 


28 de Julho de 2022

A Prefeitura de Congonhas realiza a entrega simbólica dos primeiros empréstimos do Programa de Microcrédito Avança Congonhas para empresários que atuam na cidade.

 

 

 

 

Edson Adriano Santos

Associação Comercial Industrial e Serviços de Congonhas

Presidente da ACISC

 

Congonhas