Meta da nova Diretoria da ACISC é representar e atender ainda melhor o setor e tornar comércio de Congonhas mais competitivo

O presidente Edson Adriano Santos e o vice Wilson de Oliveira Dutra foram reeleitos. Com eles compõem a nova Diretoria o 1º secretário, João Paulo Ferreira Paula; o 1º tesoureiro, Lamounier Coelho Pereira Gomes; o diretor administrativo, Márcio Elias Gomes Martins; o 1º conselheiro fiscal efetivo, Ernani Luiz dos Santos; o 2º conselheiro fiscal efetivo, Otávio Castelani Cordeiro Silva; o 3º conselheiro fiscal efetivo, Antônio de Oliveira Silva; os membros do Conselho Fiscal Suplente, Guilherme Augusto Hennemann e Geordane Luciano da Silva.

O atual grupo gestor está há 9 anos à frente da Associação e conseguiu resultados consideráveis para a classe, além de ter saneado as finanças da entidade. No último triênio, a ACISC se tornou mais influente nas decisões tomadas pelas diferentes esferas de poder em favor da classe, inclusive durante a Pandemia da Covid-19. Além disso, a entidade assumiu uma das 56 cadeiras da Diretoria da Federaminas, que reúne 312 associações comerciais do estado. Com isso, o comércio local ganha mais voz e vez.

O presidente Edson Adriano afirma que, “com a nova formação da Diretoria, conseguimos renovar as ideias, projetos e a vontade de fazer. Para prestarmos um melhor serviço ao setor, buscaremos, além de aumentar o quadro associativo, elevar o número de convênios, melhorar a prestação de serviço e o apoio a todo â nossa classe”.

Como conselheiro fiscal suplente eleito, o proprietário da Brigadeiros Gourmet Confeitaria e Lanchonete e agente público, Geordane Luciano da Silva, ressalta a importância da ACISC para o desenvolvimento de uma parcela considerável da economia local. “O setor de comércio e serviços é muito importante, porque, por meio das micro e pequenas empregas, ele gera cerca de 5 mil empregos diretos, o que o coloca  em 2º lugar entre os maiores  empregadores em Congonhas. Representar um setor que desempenha um papel fundamental na economia significa ter uma participação efetiva nas principais decisões tomadas na cidade, considerando o viés político, e contar com melhores condições para buscar soluções para demandas deste setor, o que se consegue por meio do trabalho coletivo”, afirma.

Para Geordane, “a Associação Comercial está no melhor momento dela, graças a um trabalho árduo de recuperação desenvolvido durante anos, desde a gestão financeira até as ações comerciais. Hoje a ACISC se encontra pronta para alçar novos saltos e seguir evoluindo”.

Como superintendente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Congonhas, ele ressalta a importância do atual nível de organização da ACISC para que tenha conseguido captar recursos junto ao município, por meio de emendas ao orçamento e emendas impositivas estabelecidas pela Constituição Federal, a fim de promover o desenvolvimento do setor de comércio, prestação de serviços e indústria. “O Governo Municipal criou modalidades de orçamento participativo, como é o caso dessas emendas, que são direcionadas à sociedade civil. O  bom momento da ACISC somando às boas políticas de fomento destinadas às organizações da sociedade civil tendem a fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento de Congonhas. Esta parceria é importante para disseminar novas práticas, criar novas formas de fazer, ofertar capacitação para as empresas, melhorar o tecido empreendedor de maneira geral e também para que a ACISC possa se fortalecer cada vez mais como entidade”, avalia.

De volta à Diretoria da ACISC após três anos, Geordane Luciano da Silva diz que o caminho agora para o comércio de Congonhas conquistar o consumidor local e de cidades vizinhas é apostar em uma postura comercial mais agressiva. “E essencial que a Associação invista em campanhas como a que foi desenvolvida no último Natal: ambiciosa, robusta, que mobilize todas as lojas. Assim, conseguiremos atrair mais publico para nossas lojas. Ao mesmo tempo, nós, comerciantes, precisamos melhorar nossos produtos, investir em atendimento e divulgação. Porque há uma concorrência digital que, com o passar do tempo, vai comprometendo até polos comerciais já consolidados. Um comércio sólido representa uma cidade forte, porque a percepção da qualidade de vida de um lugar depende da oferta de serviço que ela possui”, completa.

O proprietário do Bar e Restaurante Beira Rio, Ernani Luiz dos Santos, assume o cargo de 1º conselheiro fiscal efetivo da ACISC. “Fiquei muito surpreso e honrado com o convite para participar da Diretoria. Razões profissionais podem, às vezes, limitar um pouco minha atuação, mas, por outro lado, não vai faltar empenho para ajudar o comércio de Congonhas, porque o propósito deste trabalho é este”, afirma.

“Gostaria de parabenizar toda a Diretoria eleita. Que possamos realizar uma administração dinâmica, transparente, objetiva, para sempre elevar o nosso comércio”, diz o tradicional comerciante de Congonhas.

Congonhas